Dia 13 de Maio aconteceu "A Festa da Mãe Aparecida dos Crioulos" na comunidade de descendentes de Quilombolas, na localidade de Lagoa dos Crioulos em salitre - CE.
A Comunidade de Afro-descendentes de Quilombola, encontra-se principalmente na zona rural daquele Município que também marca a sua característica cultural.
Houve uma importante luta pelo reconhecimento dessa gente, que foi reconhecido pleo Instituto de Colonização e Reforma Agraria (INCRA).
Entenda um pouco sobre os Descendentes dos Quilombolas:
No perioso da escravidão no Brasil (séculos XVII e XVIII), os negros que conseguiam fugir se refugiavam com outros em igual situaçãi em locias bem escondidos e fortificado no meio da mata. Estes locais eram conhecidos como Quilombos. Nestas Comunidades, eles vivam de acordo com sua cultuta africana, plantando e produzindo em comunidade.
No resgate da cultura afro-descendente, a Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social Eliane Batista, vem incentivando e contribuindo com o seu trabalho junto com sua equipe dando assistência através do CRAS - Centro de Referencia da Assistência Social Zilda Arns Neumann na Lagoa dos Crioulos, que alem de incentivar suas culturas, oferece serviços, tais como:
Grupos de Convivência que faz o acompanhamento das gestantes, das crianças, aos idosos, e contribui com doações de cestas básicas, roupas, e muitos outros serviços.
Durante a festa da " Mãe Aparecida dos Crioulos, foi registrado a presença de representantes do "Fórum Araripense de Preservação e Combate a Desertificação" - FAPCD.
A festa aconteceu com a seguinte programação:
- Cortejos e acolhimento
- Feira Solidaria
- Reunião do Fórum com o tema: Estiagem e seus impactos nas comunidades tradicionais
- Fala da Comunidade
- Almoço
- Manifestações Culturais
- Plenária com o Povo Quilombola
- Renovação da "Mãe Aparecida dos Crioulos"
- Apresentações Culturais
O evento também contou com as presenças do Ex-prefeito Agenor Ribeiro, Vereadores, Rogério (fotografo), representando a Secretaria de Cultura do Estado, com as comunidades Lagoa Arapuca, Serra dos Chagas Quilombolas, entre outros parceiros e colaboradores.
Foi um evento marcado de muita alegria, resgatando a cultura dos Quilombolas, e mostrando que todos nos somos iguais, independente raça ou cor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário