quarta-feira, 15 de maio de 2013

A Festa da Mãe Aparecida dos Crioulos


Dia 13 de Maio aconteceu "A Festa da Mãe Aparecida dos Crioulos" na comunidade de descendentes de Quilombolas, na localidade de Lagoa dos Crioulos em salitre - CE.


A Comunidade de Afro-descendentes de Quilombola, encontra-se principalmente na zona rural daquele Município  que também marca a sua característica cultural.
Houve uma importante luta pelo reconhecimento dessa gente, que foi reconhecido pleo Instituto de Colonização e Reforma Agraria (INCRA).

Entenda um pouco sobre os Descendentes dos Quilombolas:

No perioso da escravidão no Brasil (séculos XVII e XVIII), os negros que conseguiam fugir se refugiavam com outros em igual situaçãi em locias bem escondidos e fortificado no meio da mata. Estes locais eram conhecidos como Quilombos. Nestas Comunidades, eles vivam de acordo com sua cultuta africana, plantando e produzindo em comunidade.


No resgate da cultura afro-descendente, a Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social Eliane Batista, vem incentivando e contribuindo com o seu trabalho junto com sua equipe dando assistência através do CRAS - Centro de Referencia da Assistência Social Zilda Arns Neumann na Lagoa dos Crioulos, que alem de incentivar suas culturas, oferece serviços, tais como:
Grupos de Convivência  que faz o acompanhamento das gestantes, das crianças, aos idosos, e contribui com doações de cestas básicas, roupas, e muitos outros serviços.


Durante a festa da " Mãe Aparecida dos Crioulos, foi registrado a presença de representantes do "Fórum Araripense de Preservação e Combate a Desertificação" - FAPCD.



A festa aconteceu com a seguinte programação:

- Cortejos e acolhimento
- Feira Solidaria
- Reunião do Fórum com o tema: Estiagem e seus impactos nas comunidades tradicionais
- Fala da Comunidade
- Almoço
- Manifestações Culturais
- Plenária com o Povo Quilombola
- Renovação da "Mãe Aparecida dos Crioulos"
- Apresentações Culturais




O evento também contou com as presenças do Ex-prefeito Agenor Ribeiro, Vereadores, Rogério (fotografo),  representando a Secretaria de Cultura do Estado, com as comunidades Lagoa Arapuca, Serra dos Chagas Quilombolas, entre outros parceiros e colaboradores.



Foi um evento marcado de muita alegria, resgatando a cultura dos Quilombolas, e mostrando que todos nos somos iguais, independente raça ou cor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário